Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Auxílio maternidade para mães desempregadas

Publicado por Angela Furlaneto
há 7 anos

Trata-se de uma dúvida e de uma necessidade que muitas mulheres após terem filhos passam, receber o auxilio maternidade, o que de imediato é negado pelo INSS, pois alega-se que quem deve pagar tal auxilio é o empregador, na falta deste, o benefício não é deferido.

Em decisão recente a 17ª Vara Federal de Curitiba, A Juíza Federal Luciana Bauer, em decisão de caráter liminar, na Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública, deferiu o benefício às mães desempregadas, conforme notícia abaixo:

O Juízo da 17ª Vara Federal de Curitiba entendeu que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é obrigado a conceder o benefício do salário-maternidade para gestantes desempregadas. A decisão em caráter liminar foi proferida em Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria Pública da União (DPU). Em seus argumentos, a DPU aduz a existência de diversos instrumentos normativos que buscam concretizar a proteção à maternidade e estabelecer a responsabilidade do Estado na garantia de direitos e proteção das gestantes e do nascituro.
Na liminar, a juíza federal Luciana Bauer determinou o pagamento mensal do benefício, pelo INSS, durante o período legal de 120 dias, fixando multa diária ao Instituto de mil reais em caso de descumprimento. A decisão abrange os requerimentos de benefício feitos nas agências localizadas na Subseção Judiciária de Curitiba. Cabe recurso da decisão. Fonte:https://www.jfpr.jus.br/comsoc/noticia.php?código=2023
  • Sobre o autorA justiça não existe onde não há liberdade. L. Einaudi
  • Publicações8
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações623
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auxilio-maternidade-para-maes-desempregadas/503970403

Informações relacionadas

Lara Meotti, Advogado
Artigosano passado

Salário-maternidade rural da agricultora em 2023

Patrícia Bonetti, Advogado
Artigoshá 2 anos

Saiba o que é e como funciona o Salário Maternidade Rural

Ramos e Râmissa Advocacia, Advogado
Artigoshá 4 anos

Auxílio Maternidade

Patrícia Bonetti, Advogado
Artigoshá 3 anos

Quais os requisitos e qual o valor do Salário Maternidade?

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Primeiras Páginas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)